MACIEL, Antônio Carlos. Bento Gonçalves/RS, 1943. Vive em Florianópolis/SC. Pintor e gravador. Estudos de pintura com Paulo Porcela; gravura com Tadeusz Lapinsky e Danúbio Gonçalves. Aperfeiçoamento em litografia e gravura em metal em Madri, Paris e Genebra. 1967: Salão Cidade de Porto Alegre, Menção Honrosa. 1969: Instituto de Cultura Hispânica, Madri, Bolsa Ad Honorem. 1970: Escola de Belas Artes de San Fernando, Madri; Prêmio Extraordinário de Gravura; Bienal Internacional de Ibiza, 2º Prêmio e Medalha de Prata; Museu de Arte Contemporânea, Madri, 3º Prêmio em gravura em metal. 1971: Dez Gravadores na Espanha, Província Sala de Arte, León, Espanha; Gráficos Latino Americanos, Galeria de La Raza, São Francisco, Califórnia, EUA. 1972: Col. Centro Genebrino de Gravura Contemporânea, Genebra, Suíça; Gráficos Sul- Americanos, Galeria Tao, Viena, Áustria; Ind. Galeria Círculo, Porto Alegre. 1973: Quatro Jovens Pintores, Galeria Cour de Saint Pierre e Galeria Stebler, Genebra. 1974: Arte Latino-Americana, San Mateo College, San Mateo, EUA; Arte Gaúcha, itinerante promovida pelo MEC. 1975: Salão de Artes Visuais, Melhor Artista Gaúcho, Porto Alegre. 1981: Ind. Galeria Ida e Anita, Curitiba. 1983: Ind. Cambona Centro de Artes, Porto Alegre. 1984: Performance, Alfândega, ACAP; Pan’Arte Pintura, itinerante promovida pelo MASC. 1986: 111 Artistas pela Paz, ACAP; 20 Anos de Arte – Pinturas e Desenhos, Galeria de Arte Alencastro Guimarães, Porto Alegre. 1987: Col. Artistas de Santo Antônio de Lisboa, ACAP; 22 Artistas com Naturezas Mortas, Atelier de Arte Cristina Gonzales, Porto Alegre; Col. Artistas Catarinenses, Galeria de Arte Piccolo Spazio, Fpolis. 1988: 30 Artistas com Casario, Atelier de Arte Cristina Gonzales, Porto Alegre; 10 Anos de Studio de Arte, Fpolis. 1989: Projeção 89, MARGS; Ind. Galeria Cristina Gonzales, Porto Alegre. 1991: Ateliê Livre 30 Anos, MARGS; Col. Senso e Contra Senso, Atelier Avant Garde, Fpolis. 1995: Ind. Studio de Artes, Fpolis; Col. Projeto A Gravura no RS – Memória Recente, MARGS; Ind. Sala Especial Harry Laus, MASC. 1998: Col. Via Crucis – A Estética da Dor, MASC. 1999: Col. O Grande Círculo das Pequenas Coisas, MASC, itinerante; Col. Adão e Eva – Uma Visão do Paraíso, Galeria de Arte Mosaico, Porto Alegre; Col. Sua Excelência, a Pintura Catarinense, MASC. 2001: Col. Pretexto Poético, MASC. Artista representado no acervo do MASC. No rebuscado acabamento de suas pinturas, assim como no aspecto “inacabado” dos desenhos, que são quase grafites riscados na caverna do inconsciente, percebe-se uma tentativa de integrar harmoniosa e criativamente tendências complementares e modos de percepção aparentemente opostos. De certa forma representam a busca da experiência interior da “quadradura do círculo” tão almejada pelos místicos e refletida de forma metafórica na obra de alguns artistas que comungam os postulados da arte fantástica. João Otávio Neves Filho – Janga. Catálogo Projeto A Gravura no RS – Memória Recente. MARGS, Porto Alegre/RS, 1995. Os seres andróginos, saídas do cérebro de Carlos Maciel possuem a harmonia dos contrários. É raro encontrar duas contradições formando uma tal unidade, onde os dois componentes, se muitas vezes misticamente antagonistas, são indefectivelmente unidos nesta harmonia formal que possuem os mecanismos lógicos. Daniel Divorne. Catálogo Projeto A Gravura no RS – Memória Recente. MARGS, Porto Alegre/RS, 1995. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.