ARESTA, Cássia Helena Silva. Florianópolis/SC, 1956. Pintora, escultora e ceramista. Frequentou a Faculdade Estadual de Belas Artes de São Paulo/ SP. Cursos de Desenho Animado com Wilton de Azevedo; cerâmica com Hisai Sugishita; formas e painéis em cerâmica com Lúcia Maggi e Leleta Rabat; pintura com Britto Velho; esmaltação com Célia Cymbalista. Trabalhou com Tuneu, na Oficina Oswald de Andrade/SP; Curso de Arte Contemporânea, com Ana Mae Barbosa, USP. Filosofia na Arte Contemporânea com Dr. Prof. e Filósofo Nazareno Eduardo de Almeida, Oficinas de Arte, Florianópolis, SC. 1987: Coletiva de Ceramistas na Galeria Liberdade Garô, São Paulo. 1988: 4ª Mostra de Cerâmica e Arte, no MIS, Florianópolis. 1989: 5ª Mostra de Cerâmica e Arte na FAAP. 1993: Selecionada no Salão de Arte de Mocóca/SP e em 1994 no 1º Salão Elke Hering em Blumenau/SC; Medalha de Bronze no 23º Salão Bunkio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. 1995: recebeu o prêmio Acrilex no 24º Salão Bunkio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. 1996: participante do Projeto Obra, São Paulo. 1998: Col. Galeria e Gabinete de Arte LR, São Paulo. 1999: Cols. Planété Ouverte, Prefeitura de Ganties e Prefeitura de Saint Gaudens, França. 2000: Ind. Círculos, Sala Mário Pedrosa, São Paulo; Col. Cassiopeia, Museu Pierre Bayle, Carla Bayle, França. 2001: Ind. Correspondência, Instituto Goethe, São Paulo. 2002: Ind. Correspondência, Goethe Institut, Frankfurt, Alemanha e Bordeaux, França. 2003: Col. Palmo Quadrado, Instituto Alumni, São Paulo; Inds. Círculos, MASC e Cidadela Cultural Antarctica, Joinville/SC. 2003/04: Geração Atual 2 – Panorama Contemporâneo das Artes Visuais em Santa Catarina, MASC, itinerante pelo interior do Estado. 2004: Col. Diferentemente Iguais, MASC, MARGS, Cidade Cultural Antarctica e Memorial de Curitiba. 2006: Col. Pintar um Futuro, MASC; Draw_Drawing 2, London Biennale 2, The Foundry Gallery, Londres, Inglaterra. Projeto Itapema Hall, Vecchio Giorgio, Florianópolis 2007: Col. Invenção da Memória, MAJ. 2008: Ind. Marcas Indeléveis, Muna, Uberlândia, MG. 2009: com Helenita Peruzzo e Rosa Grizzo, MAC/PR; Ind. 6º Motivo, Casa das Rosa, SP; Projeto 365 Cidadela Cultural Antártica, MAJ, Joinville; 6º Motivo Casa das Rosas, São Paulo/ 2.ª Bienal de Artes Plásticas Brasileira de Bruxelas/ MASC / SESC Pinheiros, São Paulo/SP /Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte/MG /Contemporary Art Museum, CAM, Casoria, Itália. Diversas obras em acervo do Museum of Latin American Art, Califórnia, EUA; MAJ; Museu Pierre Bayle em Carla Bayle, França. Artista representada no acervo do MASC. No princípio era o ponto, nas palavras de Kandinsky “a expressão única e final, união entre o silêncio e a palavra”. Reside aí o início e o fim da exposição Círculos, de Cássia Aresta, em cartaz na Cidadela Cultural Antarctica, em Joinville. Ao escolher entre as três formas primárias, triângulo, quadrado, círculo, este último é o que apresenta maiores possibilidades ao observador que passa à condição de participante de um projeto construtivo. Círculos alinhados sem começo nem fim, cada elemento dialoga com o observador e o remete ao seguinte, estabelecendo sequências, indagações entre a origem de duas estruturas que interagem, forma e cor. Todos os problemas teóricos do concretismo surgem nessa interação entre a linha que delimita a forma, o traço que ameaça ou acentua a estabilidade, a diferença entre diagonais e meridianos, a condensação dos raios originando o plano, a tensão espacial da cor continuada ou expandida, em suma, linha, cor e superfície equacionando formulações visuais concretas. Como proposta, estamos no campo da manipulação de informações visuais, forçando o observador a um exercício de percepção, a uma reengenharia da comunicação visual e através de sensações ótico-sensoriais desenvolver relações de espaço e tempo. Walter de Queiroz Guerreiro – Jornal A Notícia, Anexo, Joinville – Setembro/2003. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.