NARLOCH, Charles. Rio Negro/PR, 1965. Vive em Joinville/SC e Florianópolis/SC. Artista multimídia e curador independente. Mestre em Biotecnologia pela UFSC. Crítico de arte do jornal A Notícia, a partir de 2001. Diretor de Patrimônio, Ensino e Artes da FCJ, Diretor Cultural do ILHS, Vice-presidente da Comissão de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município de Joinville, consultor de artes plásticas da SCAR. Foi Diretor de Artes da Fundação Catarinense de Cultura, membro do Conselho Estadual de Cultura e curador-geral do Salão Nacional Victor Meirelles, entre 1995 e 1998. Nessas funções, coordenou o projeto de implantação do MIS, Fpolis, a reformulação museográfica das salas do MASC, e a redação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e de seu decreto de regulamentação. Atuou como membro das Comissões Consultivas do MAJ, do MASC, do Espaço Lindolf Bell e do Museu Victor Meirelles. Tem atuado como membro do júri de salões do PR e de SC, dentre eles o Salão Universitário da UFSC, Fpolis e o Salão Paranaense, Curitiba. Possui textos publicados em inúmeros catálogos de artistas catarinenses e mostras coletivas. 1986: Col. Traço/Cor/Forma, MAJ e Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Joinville. 1989/92/93/95/98: Cols. de Artistas de Joinville, MAJ, sendo Destaque em 93. 1990: III Salão de Paisagem Urbana, MAJ; Ind. América Latina Viva!, Galeria de Arte da UFSC. 1991: I Salão AAPLAJ de Arte Contemporânea, MAJ; III Bienal de Santos, Centro Cultural Patrícia Galvão, Santos/SP; Salão Paranaense, Curitiba; International Mail Art, Galeria de Arte da Universidade Santa Cecília, Santos. 1992: Ind. Ecos do Subúrbio, MAJ; I Salão Universitário Latino-Americano, MAC/ Campo Grande/MS; Salão de Arte Contemporânea de Blumenau, Galeria Municipal de Arte; Col. Circuito Catarinense de Arte, MAJ. 1993: Inds. MAJ, MASC e Sala Miguel Bakun, Curitiba; II Salão Cidade de Itajaí/SC, premiado; Salão Latino- Americano de Santa Maria/RS, Destaque; 8º Salão Zumbi dos Palmares, Londrina/PR, premiado; contemplado com o Prêmio Estímulo às Artes Plásticas, FCC; Destaque do Ano nas Artes Plásticas, Fundação Cultural de Joinville; I Salão Victor Meirelles, Florianópolis; 3º Salão do Mar, Antonina/PR; Col. O Expressionismo, MAJ; Col. Pontas de Lança, Galeria Municipal de Arte, Blumenau/SC; Col. A Estética Joinvilense, MAJ; Col. Dança, Visão Plástica, Galeria de Arte da UFSC. 1994: III Salão Cidade de Itajaí; Salão Latino-Americano de Santa Maria/ RS; 10a Mostra do Desenho Brasileiro, MAC/PR; Salão Paranaense, Curitiba; II Salão Victor Meirelles, Florianópolis; XXI Salão de Arte Jovem, Santos; Col. de Verão – Artistas Catarinenses, MASC; Joinviller Woche, MAJ, Langenhagen e Üelzen, Alemanha; Salão Elke Hering, Blumenau; Mostra Internacional de Arte Postal de Brasília, Museu Postal e Telegráfico; 9ª Mostra Zumbi dos Palmares, Londrina e Brasília; 1ª Mostra Internacional de Arte Postal, MAJ, e Galeria de Arte do CIC; Col. Produção Catarinense das Artes Plásticas, Galeria de Arte do CIC; Col. Contemporâneos Catarinenses, Galeria de Arte da UFSC. 1995: Col. The Golden Ship, Galeria Kulturamt, Üelzen, Alemanha; Col. Internacional Art Exhibition, Museu de Arte de Havana, Cuba; Col. The Big Tits, Joukkomurha Gallery, Vaasa, Finlândia. 1996: Salão Paranaense, Curitiba. 1997: Col. Contemporâneos, MAJ. 1998: Col. Contemporaneidade no Acervo, MASC. 2001: Pretexto Poético, MASC; A Estética da Morte na Cultura Brasileira, sala especial, Ind. Não Morro Só, MASC. 2002: A Estética da Morte na Cultura Brasileira, sala especial, Ind. Não Morro Só, Cidadela Cultural Antarctica, Joinville; EXTRA 2, ação paralela Rótulos, MASC. Artista representado no acervo do MASC. Principais curadorias: 1993/94: I e II Arte nas Fábricas, Joinville; Mostra Internacional de Arte Postal de Joinville, Espaço Cultural do Banco do Brasil, Joinville e Galeria do CIC, Fpolis; O Expressionismo, acervo MAJ e Construtivismo, também acervo MAJ. 1995/96/97/98/2002: III, IV, V, VI e VIII Salão Nacional Victor Meirelles, Florianópolis. 1998: Cem Anos Sem Cruz, acervo do MASC; A Estética da Dor, também acervo do MASC. 2002/2003: Projeto Schwanke, em conjunto com Paulo Reis e Ricardo Resende, Centro Cultural de Jaraguá do Sul, MASC e Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo. 2003: Perspectiva 2003, Centro Cultural de Jaraguá do Sul; Contraste e Harmonia, acervo do MAJ; Schwanke na Imagética, curadoria de montagem, Fundação Cultural de Curitiba, Moinho Rebouças. 2004: Campo Aberto – Ação Documento Obra, em conjunto com Paulo Reis e Regina Melim, Centro Cultural de Jaraguá do Sul; Dreck – A Arte de Guido Heuer, Ind. Itinerante, SESC/SC; Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC. 2005/2007: participa, como curador e assessor, do Projeto Pretexto, coordenado pelo SESC/SC. 2009: tem atuado como membro de comissões curatoriais de salões e exposições em Santa Catarina e Paraná. Atualmente é Diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville; Presidente da Comissão de Implantação do MAC Schwanke, em Joinville; membro do Conselho Municipal de Turismo de Joinville e das comissões consultivas do MAJ, MVM, do Conselho Comunitário do Instituto Joinville e da Comissão do Acervo do Museu Arqueológico do Sambaqui de Joinville. Artista representado no acervo do MASC. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.