LIMA, Lourival Pinheiro de, dito Loro. Florianópolis/SC, 1947. Pintor, escultor e gravador. Frequentou cursos na Art Students League em Nova York, EUA: pintura com Bruce Dorfmann, Léo Manso e Robert Maione; pesquisa pictórica com Knox Martin; gravura e escultura com Roberto Delamonica, Michel Palletieri e Sidney Simon; Curso de litografia com Antonio Grosso, no MASC. 1978: Inds. na Casa do Jornalista, Fpolis e Galeria Vasp, Brasília/DF. 1979: Pan’Arte, Baln. Camboriú/SC. 1980: Ind. Casa da Cultura, Fpolis. 1982: Ind. Casa do Jornalista, Fpolis, JASA, Fpolis; Cols. na Art Students League, Nova York. 1984: Col. na Cayman Gallery, Nova York; integra a Mostra de Artistas Latino- Americanos, na Contemporany Expressions, Nova York. 1985: Arte na Rua e Cores de Santa Catarina, ACAP. 1986: como convidado, participa da Exp. Perspectiva Catarinense, composta por sete artistas, organizada pelo MASC e apresentada em Fpolis, São Paulo/SP e Brasília; Pan’Arte Pintura, itinerante promovida pelo MASC e Sinta Santa Catarina, também itinerante; participou do SNAP, Região Sul. 1987: Col. Rever/86 e Ind. ACAP; Col. Galeria Piccolo Spazio, Fpolis. 1988: Col. Galeria Álvaro Conde, Vitória/ES. 1991: Col. Enfim Órfãos, Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde e Col. Auto Retrato, Fundação Prometheus Libertus, ambas em Fpolis. 1992: Col. Ritual de Passagem, Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis; Coletiva em Homenagem a Harry Laus, MASC; Col. MAJ; Col. Jean Cocteau, Mairie de Massy, França. 1993: Ind. Altares – Entre Deuses e Demônios, Galeria Art in Panorama, Fpolis. 1994: Ind. Deuses em 3 Máscaras, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc, Fpolis; Col. Tendências da Arte Catarinense Atual, ACAP. 1995: A Ilha em Buenos Aires, Palais de Glace, Buenos Aires, Argentina; Col. Novos Territórios – Aspectos da Arte Catarinense Atual, Ilha de Anhatomirim/SC. 1997/98: Ind. Loro’s de Aterro e Loro’s Terra, ambas na Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis. 1999/2000: Ind. Loro Ilha, Ilha de Anhatomirim, Fpolis, parceria FAPEU/UFSC. 2001: lançamento do livro Loro Ilha – 30 Anos de Arte, Ed. da UFSC; lançamento do Projeto Saco de interferência urbana com monumento destinado à área de aterro no bairro Saco dos Limões, Fpolis. 2004: Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC. 2005: Ind. Tempo em Flash, Centro de Eventos da UFSC; toma posse como membro da Academia Catarinense de Letras e Arte, em Fpolis, na cadeira nº 28, cujo patrono é o artista plástico Hassis. Desde 1998 o artista vem se dedicando a realizar textos poéticos que agora incorpora em suas obras. 2006: Col. Pintar um Futuro e Ind. Humano: Desumano, ambas no MASC. Artista representado no acervo do MASC. A pintura de Lourival Pinheiro de Lima é instigante, exige reflexões, não se entrega à primeira vista porque o pintor pertence a uma geração de artistas cujo espanto perante os desacertos do mundo de hoje, não pode resultar no registro puro e simples do que se vê. O sentido maior da arte contemporânea, com a qual Lourival Pinheiro de Lima se identifica na técnica e na expressão, talvez esteja exatamente na perplexidade do ser humano ante a justiça e a injustiça, a coerência e a incoerência, a falsidade do discurso político ante as exigências reais da ação. Pertencente a esta geração da dúvida, o artista sensível não pode sujeitar-se a antigos conceitos de beleza, nem desprezar todas as variações e conquistas das artes plásticas no século vinte. Por tudo isso, Loro (como assina seus quadros) aborda a figura num contexto de formas e cores que se entrelaçam e se superpõem, refletindo o conflito existencial dos tempos presentes, não como quem pretende estabelecer ordem no caos, mas para denunciar esse caos com as armas de que dispõe. A contribuição de Lourival Pinheiro de Lima está na correção do emprego da linguagem pictórica; quanto à retórica política da realidade, não compete ao artista resolvê-la. Harry Laus – Livro Loro Ilha – 30 anos de Arte, Ed. UFSC, Fpolis, 1999. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.