BERGER, Marta. São Leopoldo/RS, 1964. Atualmente reside em Curitiba/PR. Gravadora com propostas em objetos e instalações. Formada em Artes Plásticas pela FEEVALE, Novo Hamburgo/RS. Cursos de Gravura com Lurdi Blauth e Ruben Grilo, no RS; Pintura com Alice Brüggemann, Sheila Montano, Charles Watson e Roberto Fajardo, também no RS; Escultura com Elvo Benito Damo, em Curitiba/PR; Cerâmica com Bethânia Silveira, Rosana Bortolin, Kathia Haak e Luciene Maria de Carvalho, em Florianópolis. De 1987 a 1992 executou pintura de murais em diversas cidades do RS. 1990: Col. Centro de Cultura, Novo Hamburgo; Mostra de Novos Talentos em Artes Plásticas, PUC, Porto Alegre. 1991: Ind. FEEVALE, Novo Hamburgo; Col. Sala de Exposições da Biblioteca Pública de São Leopoldo; III Integrarte e Col. Centro de Cultura de Novo Hamburgo. 1992: Cols. Oficinas de Artes e Espaço A/B, ambas em São Leopoldo; Col. Espaço Cultural Yázigi, Passo Fundo/RS. 1993: IV Salão latino Americano de Artes Plásticas, Santa Maria RS; I Salão Fundarte de Gravura, Montenegro/RS; XX Salão de Arte Jovem, Santos/SP; 16º Salão de Artes Plásticas Chico Lisboa, Porto Alegre, Menção Honrosa; I Salão Victor Meirelles, Florianópolis, premiada; Ind. Galeria de Arte do CIC. 1994: Col. Centro Cultural Gilberto Meyer, Cascavel/PR; Salão de Arte Contemporânea Elke Hering, Blumenau/SC, premiada; Col. Centro de Cultura, Novo Hamburgo; II Salão Victor Meirelles, Florianópolis, premiada. 1995: Col. ACAP; Tendências Contemporâneas da Arte Catarinense, MARGS, Porto Alegre; I Prêmio Espaço Cultural Yázigi Sonilton Alves, Porto Alegre, Menção Honrosa; participação na V Bienal de Santos SP; Coletiva de Inverno ACAP; Inds. MASC e Espaço Cultural Yázigi, Novo Hamburgo. 1995/96: Itinerar-te, exposição dos artistas premiados no I e II Salão Victor Meirelles, Florianópolis, que percorreu as principais cidades de SC; Fio Brasil – Um Panorama da Arte Têxtil do Brasil de Hoje, Museu Rudentarn, Copenhagen, Dinamarca, Museu do Traje, Lisboa, Portugal e MASC. 1996: Uma Visão Catarinense, exposição composta por 12 artistas, organizada pelo MASC e apresentada no MARGS, MAC/PR, Centro de Artes Visuais do Sul, Cascavel e Palais de Glace, Buenos Aires, Argentina; Inds. MAJ e Galeria de Arte da UFSC, Florianópolis; Atual Gravura Catarinense, Museu Victor Meirelles, Florianópolis. 1997: 4ª Mostra de Escultura João Turin, Curitiba; Arte em Selo, Espaço de Arte da ECT, Brasília; A Arte Contemporânea da Gravura/Brasil – Reflexão, Curitiba; Ind. Casa Açoriana, Florianópolis. 1998: Via Crucis, Mostra do Acervo do MASC; Ind. Desenhos e Gravuras, Museu Victor Meirelles, Florianópolis; Ind. Objetos, Casa João Turin, Curitiba; Coletânea Têxtil, Casa da Cultura Mário Quintana, Porto Alegre; Col. Desenhos e Gravuras, Museu Victor Meirelles, Florianópolis. 1999: Ind. Sombras, Museu Victor Meirelles, Florianópolis. 2000: Ind. Espaço Cultural Cemig, Belo Horizonte/MG; Ind. MASC; Ind. Pinacoteca da FEEVALE, Novo Hamburgo; VIII Salão Cidade de Itajaí, Itajaí/SC, Referência Especial. 2001: Ind. Casa da Cultura, Londrina/PR; Inds. Espaço Cultural do CREA e Galeria de Arte da UFSC, ambas em Florianópolis. 2002: Ind. Série Dependentes, Casa da Cultura, Londrina; Ind. Centro Municipal de Cultura – Blumenau - SC. 2003: Ind. Série Dependentes, Museu João Turim, Curitiba. 2005: Mural Cerâmico, Residencial Mário Quintana, Florianópolis, SC. 2006: Ind. Empório Brasil – Espaço Cultural, Curitiba, PR; Painel Cerâmico, Colégio Marista Santa Maria, Curitiba, PR. 2007: Col. Museu Alfredo Andersen, Curitiba, PR. 2008: Mural Cerâmico, Hospital Sta. Catarina, Av. Paulista, SP; Painel Mosaico, Residencial Jardim das Palmeiras, São José, SC. 2009: Instalação com poesias, Colégio Marista Santa Maria, Curitiba, PR; Pintura Painel sobre azulejo, Residencial Artêmis, São José, SC; Escultura, Residencial Imigrantes, Florianópolis, SC; Pintura Painel Asilo São Vicente, Curitiba, PR. 2010: Ind. Espaço Cultural BRDE, Palacete dos Leões, Curitiba, PR. Artista representada no acervo do MASC. Marta Berger faz esculturas em papel. Melhor diríamos: modelagem em papel. Ao contrário de outors, que diversificam os objetos, ou os gêneros de objetos, concentrando em cada um deles o problema e a solução estéticas, Marta Berger multiplica o mesmo gênero, obsessivamente. Por isso suas esculturas de papel entramado são sempre as mesmas na identificação, mas na identidade divergem, ainda mais se apreciadas em conjunto, em uma instalação. Aí, mediante a disposição, a ocupação do espaço, o responder umas às outras, interagem, criando sua plena significância. O salto parado no ar. A modéstia dos materiais, a aparente simplicidade dos meios escondem um sofisticado pensamento, uma sensibilidade muito grande para captar as imagens do seu tempo. João Evangelista de Andrade Filho – Catálogo Série Dependentes – Casa João Turim, Curitiba, 2003. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.