GAIAD, Paulo Renato. Piracicaba/SP, 1953. Vive em Florianópolis. Pintor, desenhista e gravador. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/DF e Universidade Bráz Cubas, Mogi das Cruzes/SP. Curso de Urbanismo e Planejamento, Universidade de Oslo, Noruega. Curso de Modelo Vivo, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Oficina Cor com Jayro Schmidt e litografia com Carlos Roberto Nascimento de Oliveira, ambas na Oficinas de Arte do CIC, Fpolis; gravura em metal com Flávia Fernandes, Fpolis. 1987: Ind. Galeria Espaço de Arte, Fpolis. 1988: 21º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e 4º Salão de Arte Contemporânea de Americana, ambos em SP. 1989: Bienal Internacional de Arquitetura, Buenos Aires, Argentina. Prêmio Cubo de Prata (equipe); Ind. MASC, Fpolis. 1990: 47º Salão Paranaense, Curitiba/PR, Prêmio Secretaria de Estado da Cultura. 1991: Ind. MAC/PR; I Salão do Mar, Antonina/PR; premiado. 1992: Col. Pintura Brasileira Contemporânea, Jean Cocteau, Massy, França; Inds. Galeria Engenho Central, Piracicaba e Grande Galeria do CIC, Fpolis. 1993: Inds. Paço das Artes, Cascavel/PR e Galeria Art In Panorama, Fpolis; contemplado com o Prêmio Estímulo às Artes Plásticas, FCC, Fpolis. 1994: Ind. Instituto Goethe, Schwabish Hall, Alemanha; Col. 45 Anos do MASC. 1995: Col. Kunst Haus Welker, Heidelberg, Alemanha. 1996: Ind. Museu Victor Meirelles, Fpolis; Col. Uma Visão Catarinense, exposição composta por doze artistas, organizada pelo MASC e apresentada no MARGS, MAC/ PR, Centro de Artes Visuais do Sul – Museu de Arte de Cascavel e Palais de Glace, Buenos Aires, Argentina. 1997: Projeto Cultura Viva, FCC, Premiado; ilustração e capa para o livro Morcego Cego; revista de estudos sobre poesia, Museu/ Arquivo da Poesia Manuscrita. 1998: Ind. Galerie Barsikow, Berlim, Alemanha; VI Salão Nacional Victor Meirelles, MASC, Referência Especial. 1999: Ind. Cicatrizes, Casa Açoriana, Santo Antônio de Lisboa, Fpolis; Col. Museu Victor Meirelles, Fpolis. 2000: Ind. Impressionen, ICBRA, Berlin, Alemanha; Col. Brasillien in Barsikow, Galeria Barsikow, Barsikow, Alemanha. 2001: Ind. Autorretratos, MASC; Col. Deslocamentos do Eu, Itaú Cultural Campinas, Campinas/SP e Paço das Artes, São Paulo/SP; no projeto MASC/Fundação Vitae, CD-Rom O Museu e a Escola. 2001/02: Col. A Poética da Morte na Cultura Brasileira, MASC. 2002: Ind. Auto-Retratos, Museu Alfredo Andersen, Curitiba; Col. Apropriações/Coleções, Santander Cultural, Porto Alegre/RS; no projeto Artistas Catarinenses, CD-Rom Paulo Gaiad, CCE/UFSC. 2003: Col. Linha Imaginária, Memorial da América Latina, São Paulo; Col. Pele, Alma, Centro Cultural BB, São Paulo. 2004: Col. Heterodoxia, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC; Ind. Divina Comédia, Museu Metropolitano de Arte, Curitiba, Paraná; Ind. Janelas imaginárias, Galeria Rosa Barbosa, São Paulo, SP; Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC. 2005: Col. Ocupação, Paço das Artes, São Paulo, SP, Sempre Visível, Linha Imaginária, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP; Ind. Diálogos com a Desterro, diálogo com a obra de Victor Meirelles, Museu Victor Meirelles, IPHAN, Fpolis; Col. Diálogos com a Desterro, Série As Paredes que me cercam, MVM, Fpolis. 2006: Col. Feel Gallery, Amsterdam, Holanda, Pintar um futuro, Centro Cultural Sâo Paulo e MASC; Ind. a construção da paisagem Universidade Federal de Santa Catarina, Fpolis, Galeria Paladin, Rijeka, Croácia. 2007: Col. recortar e colar, Sesc Pompéia, São Paulo; Ind. sobre papel, MASC, Fpolis; participante do DVD de Arte Contemporânea, Gesto e Linha 2008: Col. Arte pela Amazônia, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo; 15º Salão da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador., BA. 2009: Col. Gabinete, Museu Victor Meirelles, Florianópolis, SC; Des-retratos, Museu Hassis, Fpolis. 2010: Ind. Ohrid Summer Festival, Ohrid, Macedônia; Ind. Residencia de Artista, Sloestisca, Macedônia; Ind. Residencia de Artista, Museu de arte contemporâneo Costa da Morte, Galícia, Espanha. Artista representado no acervo do MASC. O artista utiliza como suporte várias linguagens contemporâneas e se apropria sem pudor, em seus trabalhos de imagem da computação gráfica e introduz seu observador em outro registro estético. Sugerindo também, a pensar que a narrativa pictórica autobiográfica, implodiu a partir da imagem, os limites decorrentes das dicotomias entre real/virtual, narrativa/ficção, simbólico/natural e etc... para além de um mundo que não pode suportar o sonho. Em outros momentos, constrói caixas de ferro/memórias corroídas pelo tempo, garatujas que escondem/revelam um excelente desenhista, cores sóbrias, texturas, escrituras, tudo toma o seu lugar numa abordagem clean, enxuta e acima de tudo precisa. Este espelhamento revela o artista dilacerado em sua dor, sua alegria, sua delicadeza, sua solenidade ante algumas problemáticas, seu orgulho de ser pai, seu lado criança e lúdico em suas interfaces e a conquista da maturidade como “ser da arte” na vida”. Ligia Czesnat – Catálogo Paulo Gaiad Autorretratos, Museu Alfredo Andersen, Curitiba, 2001. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.