ROBERTO BURLE MARX
São Paulo, SP, 1909 - Rio de Janeiro, RJ, 1994
Residiu no Rio de Janeiro entre os anos de 1913 e 1923, partindo em seguida para a Europa, permanecendo mais de dois anos na Alemanha, onde desenvolveu seus estudos. No Brasil, formou-se em arquitetura pela anita Escola Nacional de Belas Artes. Além da pintura, dedicou-se com intensidade ao paisagismo, tendo realizado inúmeros projetos no Brasil e no exterior. Obteve Medalha de Prata no Salão Nacional de Belas Artes de 1940.
Tendo aperfeiçoado seu trabalho de pintura e desenho com Leo Putz, de passagem pelo Brasil, e com Cândido Portinari, Burle Marx destacou-se na pintura assim como no paisagismo urbano, sendo considerado um dos maiores especialistas nesta área no Brasil.
No Rio de Janeiro, fez parte da equipe de arquitetos chefiada por Lucio Costa, encarregado do projeto do edifício do antigo Ministério da Educação e Saúde, projetando os jardins internos e externos. Foi membro honorário da Sociedade de Planificação, Arquitetura e Artes Visuais do México e da Sociedade Colombiana de Arquitetura e integrou, a partir de 1966, o Conselho Federal de Cultura do Brasil