MOREIRA JÚNIOR, Roberto, dito Traplev. Caçador/SC, 1977. Bacharel em Artes Plásticas, CEART/UDESC; Mestre em Poéticas Visuais também no CEART/UDESC. Principais exposições: 1999: AB+A+O= Expo 3, MIS, Fpolis. 2000: Ind. Cadeira Pintada – Sala de Pintura, CEART/UDESC. 2001: Ind. Claridade do Cordeiro, MIS, Fpolis; Col. Intervenção Urbana Sacolas Públicas/1º Circunlóquio, MASC; Col. Boráxicos, Espaço Lindolf Bell, CIC. 2001/ 02: A Poética da Morte na Cultura Brasileira, MASC. 2002: Col. Boráxicos, Galeria de Arte da UFSC; Intervenção em Santa Tereza, Espaço Cultural Bananeiras, Rio de Janeiro/RJ; Col. Eureka Galeria de Artes Visuais da UFG, Goiânia/ GO; Programa Faxinal das Artes, MAC/Curitiba/ PR; 1º Salão de Arte Contemporânea Luiz Henrique Scwhanke, SCAR; edita a Publicação RECIBO da qual é Editor responsável. 2003: Projeto Schwanke, Memorial da América Latina, São Paulo/SP, SCAR e MASC; Col. Extra 2, MASC; 9º Salão de Artes Cidade de Itajaí, Itajaí/ SC, Prêmio Aquisição. 2003 a 2005: coordenador do projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, Fpolis. 2004: participou do 16º Salão Paranaense de Cerâmica, Museu Alfredo Andersen, Curitiba. 2005: Ind. Traplev’s Project, Museu de Arte Contemporânea de Goiás, Goiânia; Ind. Novos laboratórios Museu de Arte Contemporânea de Goiás/GO, Brasil; 2005: Col. Projeto Schwanke, Jaraguá do Sul, Fpolis e São Paulo; Prêmio Aquisição do 10º Salão de Itajaí; Coordena as ações de Traplev Agenciamentos e ou Orçamentos, na qual organiza seminários, projetos de expedições temporárias, workshops, materiais impressos, curadorias, exposições e projetos colaborativos. 2006: Ind. Projetos e Orçamentos Traplev Galeria Municipal de Criciúma; Prêmio no 61º Salão Paranaense em Curitiba e suporte da Embaixada do Brasil em Buenos Aires para o Programa de Residência El Basilisco. 2007: Col. Projeto Contramão nº 10, Terminal Urbano de Florianópolis. 2008: Col. 27º Arte Pará, Belém; 10º Salão Victor Meirelles, MASC, Florianópolis; Col. Projetos de Regina Melim Exposição Portátil PF (2006), Amor leve com você (2007) e Coleção (2008); Aurora zwischen nacht und tag, Torstr. 111, Berlim; Prekarieserung oh weh weh, Produktionstop!, Montgomery, Berlim, Alemanha. 2009: Selecionado para o 10º Salão Victor Meirelles; Ind. Die Alsdehnung als Effekt (A Extensão como Efeito) Montgomery, Berlim, Alemanha; 7ª Bienal do Mercosul projeto curatorial Radio visual, Porto Alegre; Contin[g]ências, curadoria de Guy Amado na Arquipélago em Florianópolis; recebe apoio da Embaixada do Brasil na Alemanha para realização da Exposição no Montgomery, em Berlim e o Prêmio Marcantônio Vilaça Funarte de Artes Plásticas. 2010: Col. À sombra do futuro, Instituto Cervantes de São Paulo, curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter; Col. Open Studio, El Basilisco, Avellaneda, BsAs, Argentina; Col. 1 triz, curadoria de Adriana Barreto e Julia Amaral, inauguração da sala vento sul no Museu Hassis, Fpolis; Col. Abre-Alas, Gentil Carioca, Rio de Janeiro; Col. 61º Salão Paranaense, MAC/ PR, Curitiba; contemplado pela Bolsa FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e no Edital Cultura e Pensamento – MINC, para publicar 6 novos números de Recibo (http:// issuu.com/recibo) publicação de artes visuais, da qual é editor. Recibo é a publicação brasileira convidada para a edição especial organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (MUSAC) da Revista Pulgar (Venezuela) que irá reunir revistas independentes de arte da América Latina a ser lançada em outubro de 2010 na Espanha.. 2011: Ind. Validades e frustrações sala 5 – Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas – Funarte, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Florianópois, Brasil. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.