HARO, Rodrigo Antônio de. Paris, França, 1939. Vive em Florianópolis/SC. Desenhista, pintor, poeta, contista, muralista. Nascido em Paris quando seu pai, Martinho de Haro, estudava naquele país. Integrou os movimentos artísticos do Grupo Sul e do GAPF. Professor de pintura nas Oficinas de Arte do MASC. 1953: Salão da Pintura Catarinense, Fpolis, Premiado. 1958: Salão do GAPF; Ind. Faculdade de Direito, Fpolis; Salão de Arte Sul Americana do Grupo Quixote, Porto Alegre/RS. 1959: GAPF no MAMF; participa como organizador do movimento surrealista ao lado dos poetas Cláudio Willer, Roberto Piva e Lindolf Bell. 1962: Ind. Poemas Ilustrados, IBEU, Fpolis. 1964/66/67/68: Inds. MAMF. 1965: Col. Arte Catarinense, MAMF. 1968: Ind. Galeria Domus, Rio de Janeiro/RJ. 1969: Inds. Galeria de Arte da Rádio Diário da Manhã, Fpolis e Aliança Francesa, São Paulo/SP. 1970/75/77: Inds. Galeria Seta, São Paulo. 1971: com Martinho de Haro no MASC; Mural na Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis. 1972: Ind. Galeria Chica da Silva, Rio; BNSP; Mural no Banco do Estado de SC; com Martinho de Haro, Ademir Martins e Adelson Prado, Securit, Rio. 1973: Ind. Galeria Teatro de Câmara, Porto Alegre; com Martinho de Haro, Galeria Aliança Francesa, Rio, Mestres do Realismo Fantástico, Paço das Artes, São Paulo. 1974: Ind. Galeria Eucatexpo, Porto Alegre; Salão Paranaense, Curitiba/PR, Convidado Especial; com Martinho de Haro, Studio A2, Fpolis; Ind.Galeria Intercontinental, Rio. 1976: Ind. Galeria Açu-Açu, Blumenau/SC. 1977: Ind. Galeria Chica da Silva. 1978: Ind. Galeria Casablanca, Rio. 1979: Ind. Comédia Secreta, Porto Alegre; com Martinho de Haro, Studio A2, Fpolis; Ind. Galeria ARS Artis, São Paulo; Col. Memorial Eduardo Dias, Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis. 1979/81: Pan’Arte, Baln. Camboriú/SC, Artista Convidado. 1980: Mostra do Desenho Brasileiro, Teatro Guaíra, Curitiba; Nove do GAPF no MASC. 1981: decoração do Theatro Adolpho Mello, Fpolis. 1982: Ind. Galeria Rastro, São Paulo; Ind. Galeria Lascaux, Fpolis. 1983: Col. A Ilha Revisitada, MASC. 1984: Martinho e Rodrigo, Ministério das Comunicações, Brasília/ DF. 1985: Destaques da Pintura Brasileira, MAMSP; Ind. Galeria Espaço de Arte, Fpolis. 1986: Ind. Galeria Studio de Artes, Fpolis. 1987: executa 80 painéis Mandalas para decoração do Teatro Álvaro de Carvalho em Fpolis. 1991: Ind. Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc, Fpolis. 1992: Convidado Especial para o 1º Salão Brasileiro de Pintura Surrealista, Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1993: Convidado Especial para a 1ª Bienal de Arte Incomum, Goiânia; inicia uma série de murais na UFSC. 1994: Col. Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre; Ind. Galeria Renato Rosa, Porto Alegre. 1997/98: Projeto Ilha ao Luar, itinerante, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Buenos Aires, Miami, Nova York, São Francisco, Lisboa, Porto, Milão e Paris. 1999: escolhido para executar o painel de 120m², símbolo da Bienal de Artes Visuais do Mercosul em Porto Alegre; monumento público em mosaico de azulejos, Santa Catarina de Alexandria, em Fpolis. 2000: selecionado para a 2ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre. 2001: Col. Pretexto Poético, MASC; eleito membro da Academia Catarinense de Letras, Cadeira 25, em Fpolis. 2003: Ind. Minha Leitura dos Poemas de Baudelaire, Aliança Francesa, Fpolis. 2004: com Juarez Machado e Siron Franco, no MAJ; com Idésio Leal, Desenhos, Lúdico e Inocente, Espaço de Arte Tico-Tico Molduras, Fpolis; Ind. Desenhos Alma das Ruas, MASC; Col. Imagens do Universo Ilhéu, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Fpolis; Regards du Brésil Méridional, Honfleur, França; inauguração da Capela de Santa Catarina de Alexandria, com exposição individual do artista, Atelier Athanor, Lagoa da Conceição, Fpolis; Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC. 2005: Mostra dos Fundadores, ACAP; lançamento do livro de poesias Andanças de Antônio, Espaço Cultural da Livraria Livros & Livros, Fpolis; Col. Travessia Olhares da Ilha, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc. 2006: Ind. Narrativas, Galeria Múltipla de Arte, São Paulo. 2010: Col. Floripa Tem, Galeria Luciano Martins, Lagoa da Conceição, Fpolis; Ind. Os Olhares de Haro, Espaço Cultural do BRDE, Fpolis. Artista representado no acervo do MASC. Caracteriza Rodrigo de Haro sua inteireza como homem e como artista, a correspondência biunívoca que existe entre um e outro, e que faz com que sua obra seja como é e não pudesse ser de nenhum outro jeito: figurativa, colorida, gárrula, muitas vezes ambígua, e sempre muito original. Fosse Rodrigo um pouquinho menos íntegro, poderia estar perfeitamente produzindo uma pintura mais à la page, como, por exemplo, grandes telas abstratas e cheias de matéria; obviamente não lhe faltam nem imaginação nem recursos técnicos para tanto. Ou poderia estar escrevendo versos de pseudovanguarda, e sendo aclamado nos suplementos literários. Mas não. É um pintor e poeta que se compraz com precisão de seu artesanato, com o domínio de seu repertório eclético, com o métier, e com a mostra quase preciosista disso tudo. Olívio Tavares de Araújo – Catálogo Ilha ao Luar, MASC, 1997. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.