BORTOLIN, Rosana. Passo Fundo/RS, 1964. Vive em Florianópolis/SC. Ceramista e escultora. Licenciatura em Desenho e Plástica e especialização em Cerâmica na UPF; Bacharel em Cerâmica e Escultura na UDESC e mestranda em Poéticas Visuais na ECA/USP. Cursos com Vasco Prado e Francisco Stockinger no MARGS; Paulo Porcela na UPF; José Kinceler e Isabela Sielski no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre; Jorge F. Chiti na Fundação Condorhausi em Buenos Aires, Argentina, e Campo Ferial, Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Curso de Cerâmica na Escola Municipal de Cerâmica de Concórdia, Argentina. Professora do CEART/UDESC. 1984: Participa com gravura na II Anual de Artes de Passo Fundo. 1988: I Salão de Artes de Montenegro/RS, obtendo 2º lugar em escultura. 1989: Mostra de Pequenos Formatos, Galeria de Arte, Passo Fundo; Mostra de Artes no Instituto Yázigi, também em Passo Fundo. 1990: I Exposição Latino Americana de Artes Plásticas de Santa Maria/RS, Referência Especial; Artista Convidada na V Expoarte, Carazinho/RS. 1991: 12ª Coletiva de Arte de Erechim/RS. 1992: III Exposição Latino Americana de Artes Plásticas de Santa Maria; Mostra de Gravuras de Artistas de Florianópolis, Passo Fundo; Mostra Internacional 92, da Associação El Cazeron, Madri, Espanha. 1993: Mostra de Cerâmica no III Encontro Latino Americano de Cerâmica Artística, CIC, Florianópolis; XX Salão de Arte de Jovens de Santos, Santos/SP; Col. Mini- Cerâmicas, Galeria Marisa Sobeilmann, Porto Alegre. 1994: Ind. Sala Laura Felizardo, Instituto de Artes da UPF; Col. Coisas do Ar e da Terra, ACAP; Salão Elke Hering de Arte Contemporânea, Blumenau/SC; Col. Cerâmicas e Objetos, CEF, Florianópolis. 1995: Ind. Ovos Mutantes, Galeria da UFSC; Ind. Espaço Cultural do Teatro Municipal Múcio de Castro, Passo Fundo; Ind. Guardiões, CEF, Florianópolis; Col. de Esculturas do Acervo da Galeria de Arte da UFSC, CEF, Florianópolis; Participação no Salão Victor Meirelles, Florianópolis; Bienal de Cerâmica Artística, Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. 1996: Itinerar-te, exposição dos artistas selecionados no III Salão Victor Meirelles, Florianópolis, que percorreu as principais cidades de Santa Catarina. 1997: Ind. Alguidares, Casa João Turin, Curitiba/ PR. 1998: participação no XIII Salão de Cerâmica do RS, MARGS, obtendo Menção Honrosa. 1998/99/2000: Inds. Alguidar: uma apropriação, Centro Histórico Cultural Prof. Klinger Filho, Porto Alegre, Centro Cultural Jorge Zanalta, Criciúma/SC e Galeria de Artes da UFSC. 1999: Cols. O Tesouro de cada Um e Grande Círculo das Pequenas Coisas, ambas no MASC; IV Salão Elke Hering, FURB e 6ª Bienal Latino Americana de Cerâmica Artística e Artesanal no Museu de Arte Contemporânea, Santiago do Chile. 2000: Inds. Alguidares, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Passo Fundo e MAJ; recebe Bolsa de Escultura em Barro Alfonso Ariza, La Rambla, Córdoba, Espanha; representa o Brasil no II Simpósio Internacional de Cerâmica Artística Puerto Príncipe, Camaguey, Cuba; selecionada para participar do Projeto Habitar 2001, Montemar- O-Novo, Portugal; recebe o Prêmio Estímulo à Produção e Criação de Artes Plásticas, FCC. 2001: Inds. Alguidar: Uma Apropriação, Sala Lindolf Bell, CIC, Casa de Cultura Dide Brandão, Itajaí e Galeria de Arte da Fundação Cultural Dr. Blumenau, Blumenau/SC; constrói a escultura O Ninho de João-de-Barro durante o II Simpósio Internancional de Escultura em Terra, Habitar 2001, nas Ruínas do Castelo Montemar-O-Novo, Portugal. 2002: Col. Extra-UDESC, MASC; I Bienal de Artes Visuais, Erechim. 2003/04: Geração Atual 2 – Panorama Contemporâneo das Artes Visuais em Santa Catarina, MASC, itinerante pelo interior do Estado. 2005: Ind. Habitar Ninhos, Espaço Oficinas de Arte do MASC. 2006: III Trienal Internacional Del Tile Cerámico, República Dominicana. 2007: participou do evento Placas de Artistas, Monterrey, México e da Bienal Nacional de Tetera, Argentina; Ind. Aninhados, MHSC; Ind. Corpo Ninho, Galeria Municipal de Arte, Joinville/SC. 2009: Ind. Condomínios Inteligentes, Casa João Turim, Curitiba. Em 2009 foi a única brasileira selecionada para a Mostra Internacional da Pequena Cerâmica e Cerâmica em Miniatura, intitulada Lilliput Ceramics 173, em Roving, Croácia. Artista representada no acervo do MASC. No caso das elaborações recentes de Rosana Bortolin, o deslocamento é de peças de cerâmica artesanal e tradicional, em consequência expropriação do objeto em si – o alguidar. Objeto que tem a marca de um tempo que resiste a técnicas mais sofisticadas, agora objeto para outro objeto. À primeira vista o que se manifesta é um estranhamento de algo com o qual temos certa familiaridade. Trata-se de alguidar, porém não é mais o mesmo, é outro sentido desenvolvido de uma forma orgânica ou de potencialidade do recurso utilizado, tendo em vista o descontextualizar o objeto inicial para contextualizar o conceito artístico. Isto é o suficiente para concluir que Rosana Bortolin emprega uma linguagem das mais contemporâneas, cujo resultado cabe ao público interpretar. A minha interpretação, com o exposto, centra-se no estranhamento não somente do objeto utilizado, mas também com a interferência em sua seriação com um elemento mais estranho ainda (a inserção de pregos) que nos remete a sensações que virtualizam os significados de seu trabalho. Com diferenciada, ou melhor, uma realização interior em termos de emitir o olhar e com ele atingir uma experiência sensorial, perceptiva. Jayro Schmidt – Revista Papa Siri, vol. 15, n. 2. Florianópolis, abril/2001. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.