ZANETTE, Sônia Regina de Brida, dita Sônia de Brida. Urussanga/SC, 1956. Pintora, gravadora e desenhista, com propostas em objetos e instalações. Curso de Desenho de Observação I e II e Desenho Arquitetônico, UFSC; Pós910 Graduada em Artes, ECA/USP. Curso de Arte Contemporânea com Romanita Disconzi, Desenho com Domingos Fossari; Pintura e desenho com Rodrigo de Haro, todos em Fpolis. Curso de Desenho de Observação com Carlos Fajardo; Pintura Avançada com Vivian Gotheim; Xilogravura com Renina Katz; Estética e História da Arte com Elza Asznberg; Curso de Vídeo-Arte com Arthur Matuck, todos na USP. Professora de Desenho e Pintura no DAC/UFSC. Integrante do Grupo de Arte Atelier 8. 1984: 5º Salão Catarinense de Novos Artistas, MASC; Col. dos alunos de Rodrigo de Haro, MASC. 1985: Col. dos alunos de Rodrigo de Haro no CIC. 1987: Col. Pinte São Paulo, MASP. 1989: Col. Grupo Atelier 8, Galeria do Palácio Barriga Verde, Fpolis; Col. de Inverno, ACAP. 1990: Ind. Lua, Luar, Luz no Ar, Galeria de Arte da UFSC; Col. Grupo Atelier 8, Galeria Squadro, Fpolis. 1991: Col. 2 X Novos Novos, MASC; Col. 8 Tendências, Galeria de Arte da UFSC; Col. Dia Internacional da Paz e Col. Novos Tempos, ambas na ACAP. 1992: Col. Grupo Atelier 8, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc, Fpolis. 1993: I Salão Victor Meirelles, Fpolis; Col. Galeria Formas e Planos, Fpolis; Mostra do Acervo da Galeria de Arte da UFSC. 1994: Exposição Catarinense de Artes Plásticas, Fpolis, Prêmio Natureza, Abelhas, Ecologia – Medalha de Prata. 1995: Col. Dia Internacional da Mulher, Galeria de Arte da UFSC; Col. 20 anos da APUFSC/UFSC. 1996: participação no Projeto Rodovia com Arte, Fundação Mundo Ovo de Eli Heil, Fpolis. 1997: Ind. Epifania, Galeria de Arte da UFSC; Col. FêminArte, Galeria de Arte da OAB, Fpolis. 1998: Col. Mulheres com Arte, FFC/ ACAP, Fpolis; Col. O Papel na Arte e Quatro Questões, ambas na ACAP; participação na confecção do mural Pandorgas Partidas, UFSC. 1999: Col. Arte e Movimento em Defesa da Vida, Col. Fluorescência I, Galeria de Arte da OAB e da UFSC; Col. Fluorescência II, ACAP. 2000: Col. Arte na Passagem do Milênio, Galeria de Arte da UFSC; Col. ACAP 25 Anos, ACAP e Galeria de Arte Meyer Filho, Fpolis. 2001: Ind. Para Onde Vamos, Espaço Cultural Embratel, Fpolis; Col. Homenagem à Hassis, ACAP; Col. Quarenta e uma visões, Galeria de Arte Meyer Filho, Fpolis. 2002: Col. Galeria das Oficinas de Arte do CIC; Col. Florianópolis como te Vejo, ACAP; Col. A Contemplação do Amor, itinerante, Fpolis, Itajaí, Blumenau, Joinville e Araranguá, todas no Estado. 2003: Col. Galeria de Arte da UFSC; Col. Tendências Contemporâneas, Tubarão e Araranguá. 2004: 4 Gravadores, Galeria de Arte da UFSC; Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC. 2006: Draw_Drawing 2, London Biennale, The Foundry Gallery, Londres, Inglaterra; Col. Gravar Gravando Gravura, Fundação Cultural de Blumenau e Galeria Municipal de Artes de Montenegro/RS. 2007: participação na XI Bienal Guadalupana, México. 2008: Col. Exposição Livros de Artistas, Galeria de Arte da UFSC. 2009: Col. do Acervo da UFSC, Galeria de Artes da UFSC. 2010: Col. Ideário 2ª. Edição, Livro de Artista, Fundação Hassis, Florianópolis, SC; Col. “Autorretrato” com o grupo Gravar Gravando Gravura, Museu Histórico de São José, São José. Artista representada no acervo do MASC. Sônia Brida Zanette, aproveitando-se dos recortes da matriz, tem um domínio completo da planificação visual. Para ela os espaços não ocupados têm a mesma importância que os pedaços ocupados ao criar diálogos com a presença e a ausência da imagem. Além disso, sua gravura é por variações de uma mesma matriz, cuja forma se modifica conforme o espaço em que aparece, fazendo o signo oscilar como nas melhores poéticas. Sônia Brida Zanette é, nestes termos, uma gravadora com forte apelo sensível. Jayro Schmidt, apresentação para exposição Quatro Gravadores – Galeria de Artes da UFSC, Fpolis, 2004. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.