SABINO, Vera Lúcia. Florianópolis/SC, 1949. Desenhista e pintora. Cursos com Guido Viaro, Curitiba e Catarina Baratelli, Rio. 1968: Ind. Santa Catarina Country Club, Fpolis; Salão Confronto, Curitiba/PR, 1º Lugar em Desenho. 1969: Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba, 1º Lugar em Desenho. 1970: Salão Paranaense, Curitiba, 1º Lugar em Desenho; Inds. Galeria Encontro das Artes, Brasília/DF e Studio A2, Fpolis. 1971: 10 Catarinenses no USIS, São Paulo/SP. 1973: Col. MAM Rio de Janeiro/RJ; Ind. Studio A2, Fpolis. 1974: Artistas Catarinenses em Brasília/DF; Artistas de Florianópolis, Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis; Col. CCBEU, Curitiba. 1976: Salão Barriga-Verde de Artes Plásticas da Mulher, Blumenau/SC. 1978: Arte Barriga-Verde, BADEP. Curitiba. 1979: Col. Memorial Eduardo Dias, Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis; Pan’Arte, Baln. Camboriú/ SC. 1980: com Sílvio Pléticos na Casa da Cultura, Fpolis. 1980 e 84: Mostra do Desenho Brasileiro, Curitiba. 1981: Ind. Studio de Artes, Fpolis; 20 Artistas Catarinenses em Curitiba. 1982: Ind. Circo, Max Stolz Galerie, Fpolis. 1983: Col. A Ilha Revisitada, MASC; Ind. Max Stolz Galerie. 1984: Ind. Teatro Guaíra, Curitiba; Panorama Catarinense de Arte/Pintura, FAAP e MASC. 1985: Cols. Laguna Revisitada, ACAP e Semana de Santa Catarina, Hotel Nacional, Brasília; Ind. A Magia de Vera Sabino, Studio de Artes, Fpolis; com Semy Braga e Suely Beduschi, ACM, Fpolis. 1986: com Semy Braga, Volta à Ilha, Studio de Artes, Fpolis. 1987: com Semy Braga, Pinturas, Studio de Artes, Fpolis; Col. Artistas de Santo Antônio de Lisboa, ACAP e Col. Studio de Artes, Fpolis. 1988: Col. Dez anos de Studio de Artes; Col. de Inauguração da Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde, Fpolis; Retrospectiva Vinte Anos de Arte, MASC e Studio de Artes. 1989: Col. Cor-Mito-Trama, ACAP; 1ª Col. de Artistas Plásticos na Câmara Municipal de Fpolis. 1991: Cols. O Povo da Floresta, Studio de Artes e Col. de Verão, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc; Senso e Contra-Senso, Cinco Posturas Plásticas, Atelier Avant-Garde; Col. Arte na Caixa; Col. Mito e Magia na Arte Catarinense, Portal Turístico, todas em Fpolis. 1992: Col. Passeio pela Ilha, Studio de Artes, Fpolis; Itinerante da Arte em SC, Urussanga/SC. 1993: Col. Chapel Art Show, São Paulo; com Semy Braga na ACAP. 1994: Col. Pequenos Formatos, Espaço Cultural Habitasul; Col. 10 Anos de Arte, Galeria de Arte Toulouse, Lages/SC; Cols. Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc e Galeria Di Arcos, Fpolis. 1995: Vera Sabino e Semy Braga, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc; Col. A Ilha em Buenos Aires, Palais de Glace, Argentina; participação no Projeto Rodovia com Arte, Fundação Mundo Ovo de Eli Heil, Fpolis; ilustração para o livro Poesilha, de autores catarinenses. 1996: Col. Mulher Mulher, ACAP; participação no Salão do Mar, São Francisco do Sul/SC. 1997: Col. FêminArte, Galeria de Arte da OAB, Fpolis; executou a Via Sacra para a Igreja de São Luiz e Nossa Senhora de Lourdes, também em Fpolis. 1998: com Hassis e Semy Braga, O Mar – Uniart 98, Centro Municipal de Cultura, Baln. Camboriú; Ind. 30 Anos de Arte, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc, Fpolis e Espaço Cultural Laura Alvim, Rio; criação e execução da Via Sacra para a Paróquia de São Luiz Gonzaga, Fpolis. 1999: criação e execução da Via Sacra para a Igreja de Santa Ana, Fpolis. 2000: Col. A Natividade, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc, Fpolis. 2002: Col. Fervor da Ilha e Col. Artistas do Divino, ambas na FFC; Artistas Plásticos de Santa Catarina, Espaço Cultural da Univali, Itajaí; Col. Galeria Cézanne, São José/ SC. 2003: Col. Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, São Paulo/SP. 2004: Imagens do Universo Ilhéu, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Fpolis; Regards du Brésil Méridional, Honfleur, França; Col. Uma Viagem de 450 Anos, SESP Pompéia, São Paulo; com Semy Braga, Raízes d’Além Mar, Espaço Cultural Fernando Beck, Badesc; Ind. Semana Cultural do Brasil, Ilha de São Miguel, Fayal, Pico e Terceira, Açores, Portugal; Col. A pintura segundo a sequência do alfabeto, acervo do MASC; Col. Imagens do Universo Ilhéu, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Fpolis; Figuras e Quatro Movimentos, Helena Fretta Galeria de Arte, Fpolis; Col. Figuras e Quatro Movimentos, Helena Fretta Galeria de Arte, Fpolis. 2005: Mostra dos Fundadores, ACAP; Col. Olhares da Ilha e Ind. O universo de Vera Sabino, Espaço Cultural Gov. Celso Ramos, BRDE, Fpolis; Col. ACE, Fpolis; Col. 50 do Tribunal de Contas de SC, Fpolis; Col. Arte na Justiça, Centro de Convenções de Florianópolis. 2006: Coletiva Nacional no Senado Federal, Brasília; Ind. CODESC, Fpolis; Ind. Le Bourgue Puy Malsignat, França; execução de painéis e a calçada da Câmara Municipal de Florianópolis. 2007: Capa do livro “Caminhos do Divino”, de Lélia Nunes, editora Insular, Fpolis; capa do livro “Perfue de Eternidade”, de Júlio Queiroz, editora Insular, Fpolis; Col. Imagens do Divino e Vozes da Poesia, Espaço Cultural do BRDE; Ind. Galeria de Arte Helena Fretta, Criciúma/SC. 2008: Ind. Divino Espírito Santo, Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Fpolis; executou a Via Sacra da Igreja Nossa Sra. de Guadalupe, em Canasvieiras, Fpolis; Col. Releituras de Franklin Cascaes, Galeria Artshop, Fpolis; com Beta Monfroni, Galeria Helena Fretta, em Criciúma e Tubarão/SC; Col. Homenagem à Valdir Agostinho – Da Cor de Floripa; Col. Floripa Arte, Espaço Cultural da OAB, Fpolis; Ind. 100 Anos de Magia, Costão do Santinho, Fpolis; com Suely Beduschi, Galeria Netuno, Fpolis; Col. Encontros, Espaço Cultural do BRDE, Fpolis; Col. 33 Anos da ACAP, Galeria Meyer Filho, Assembleia Legislativa de SC; recebe o Troféu Açorianidade, pela Prefeitura Municipal de Itajaí/SC. 2009: Col. Homenagem a Franklin Cascaes, Espaço Cultural da OAB, Fpolis; Col. da AAPLASC em Homenagem à Max Moura; Ind. A Casa da Criação, Espaço Cultural da Fundação Badesc; Ind. 40 Anos de Arte, Galeria Helena Fretta, Fpolis; capa do livro Mandrágora, de Semy Braga, edição particular; capa do livro Piloto de Bernunça, de Sérgio da Costa Ramos, editora Bernúncia, Fpolis; publicado o livro Vera Sabino – 40 Anos de Arte, de Semy Braga, edição do autor. Agraciada com a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, pelo Conselho Estadual de Cultura de SC. 2010: Ind. 40 Anos de Arte, itinerante pelas principais cidades do sul do Estado; Col. Floripa Tem, Galeria Luciano Martins, Fpolis. Artista representada no acervo do MASC. Os seres de Vera Sabino têm um grande compromisso com a natureza. É evidente que, como artista, a natureza nos quadros de Vera é vista por um prisma que nós, os mortais comuns, não percebemos. Seus pássaros, peixes, borboletas e serpentes confabulam com os personagens e emprestam a eles a visão que, talvez, lhes seja particular. Disto resulta um mundo mágico que seria muito grato a Fellini, por exemplo, em sua incansável busca do irreal dentro da realidade. Harry Laus – Catálogo A Magia de Vera Sabino, Studio de Artes, Fpolis, 1985. Penso que Vera Sabino está destinada a enormes painéis, coisas de metros de comprimento, que serão exibidos em edifícios públicos ou igrejas. Vera tem muito do artesão finimedieval, quando não existia a arte (art proper) porque o conceito categorial ainda não fora declarado. Só havia o desejo de trabalhar sempre e cada vez melhor. Vejo-a pintando uma Santa Ceia, de dramáticas proporções. Personagem de sua arte, Vera coleciona bromélias, planta jardins, e cuida deles, e confessa-se capaz de atravessar oceanos, desafiando fiscais com uma mudinha de planta no bolso ou na sacola. Vejo-a pintando um imenso campo coberto de flores, que será colocado em um aeroporto para a simples fruição do deleite; para saturar com beleza, com adequação expressiva, com plenitude, ou melhor, como diria Nietzsche, com a expressão de “um equilíbrio perpendicular infalível” a mediocridade de apressados viajantes, que se souberem aproveitar bem a pausa da espera, poderão deixar que seu conhecimento vá colher “para além da inquietação e da fadiga do discurso, o sossego... de seu ato completo...” (Walter Brugger). Porque na pintura desses quadros Vera Sabino, a meu juízo, realizou vitoriosamente a organização da sua Kunstwollen, de modo definitivo diria eu que é uma pintora das flores. No Brasil, uma das mais completas. Afinal, ela aprendeu pela cadência, tirando o juízo... João Evangelista de Andrade Filho – Catálogo Vera Sabino no MASC, Fpolis, 2004. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.