ARAÚJO, Yara Rondon Guasque, dita Yara Guasque. São Paulo/SP, 1956. Vive em Florianópolis/SC. Desenhista, pintora e gravadora. Curso de desenho e pintura na Escola Documenta de Artes de São Paulo; Licenciatura Plena em Artes Plásticas na FAAP; Graduada em Letras, Teoria Literária e Pós-Graduação em Literatura Brasileira, UFSC; Doutorado do Programa de Pós- Graduação e Semiótica, PUC/SP; desenho com Carlos Alberto Fajardo, São Paulo e Litografia Avançada com Garo Antreasin, São Paulo; Sumiê e Xilogravura com Massao Okinaka, Tóquio; Litografia com Peter Boll, Escola de Artes de Berlim, Alemanha. 1977: Salão Jovem do CCBEU, São Paulo; Salão Paranaense, Curitiba/PR. 1978: Exposição dos alunos da FAAP, São Paulo; Salão de Artes de Pelotas/RS, Menção Honrosa; Salão Universitário de Vitória/ES; Salão Jovem de Santo André/SP; SNAP, Rio. 1979 e 1981: Salão Ararense de Artes, Araras/SP, Prêmio Torque e Medalha de Bronze. 1979: Salão de Artes de Pelotas; Salão Jovem de São José dos Campos/ SP. 1980: Cols. Galeria Homero Massena, Vitória e Galeria Tenda, São Paulo. 1981: Mostra de Gravura Jovem, MAC/SP; Col. Galeria Eucatexpo, Porto Alegre/RS. 1982: Col. e Ind. MAC/SP. 1984: Col. A Xilogravura na História da Arte Brasileira, MAB – Funarte; Col. Xilo Lignum, Galeria Tenda, São Paulo; Col. Cinco a Cinco, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. 1985: Ind. Galeria do Centro Cultural Vergueiro, São Paulo; Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Prêmio Aquisição. 1986: Ind. Galeria do Sol, São José dos Campos; Col. Impressão Paulista, Oficina Guaianases, Olinda/PE. 1987: Ind. Xilogravuras e Aquarelas, Galeria do Papel, MASC; Com Laurita Salles e Maria Tereza Louro na ACAP; Jeune Gravure Contemporaine/Invites du Brésil, Grand Palais, Paris, França, MARGS e MAC/SP. 1988: Col. Pintura Catarinense, Galeria Álvaro Conde, Vitória; Ind. Xilogravuras, Casa da Cultura, Uberlândia/MG. 1990: Panorama do Volume, MASC. 1991: Passaporte da Arte Catarinense para Washington, FURB; Col. Auto Refracto, Fundação Prometheus Libertus, Florianópolis; Ind. O Olho e o Resíduo, Espaço Oficina, CIC. 1992: Passaporte da Arte Catarinense para Washington, EUA; Cols. Homenagem a Harry Laus, Fundação Prometheus Libertus, Florianópolis e MAJ; Col. 500 Anos de América, FURB; Circuito da Arte Catarinense, itinerante pelas principais cidades de SC; Mostra América, Bienal da Gravura, Curitiba. 1993: III Studio Internacional de Tecnologias de Imagem, UNESP/ SESC Pompéia, São Paulo; Ind. Falas de uma Exposição, Galeria Art in Panorama, Florianópolis. 1993/1994: Salão Victor Meirelles, Florianópolis, Menção Honrosa em 1993. 1995: Ind. A Questão da Cor, MASC. 1995/1996/1997: Col. Terra Incógnita – Caminhos e Formas das Cores, MASC, MAC/PR, Parochial Kirche e Instituto Cultural Brasil, ambos em Berlim, Alemanha; lançamento do livro Das Caixas, MASC. 1996: Col. Dialog-Experiências Alemãs, MAM/Rio; Col. A Ilha em Buenos Aires, Palais de Glace, Buenos Aires, Argentina; Ind. Galeria de Arte da FURB. 1997: Brasil – Reflexão 97/A Arte Contemporânea da Gravura, Curitiba. 1998: Ind. Das Caixas, Museu Victor Meirelles, Florianópolis; Col. Centro Cultural Brasil-Espanha, Florianópolis; CEART na cidade, performance, Florianópolis. 1999: Ind. Gravuras & Co, MASC. 2001: Col. Acumulações do I Circunlóquio CEART/UDESC, MASC. 2002: Col. Extra I! CEART/UDESC, MASC. 2004: Col. Impressões, Santander Cultural, Porto Alegre. 2005: Emparedados, MASC, organizadora da exposição, palestras e divulgação; Live Art e Telepresença na 1.ª Jornada de Pesquisa do CEART/UDESC; publica o livro Telepresença: interação e interfaces, editora PUC/SP. 2007: Direção e Administração no Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Mestrado CEART/ UDESC. 2007/09: Coordenação do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, CEART/ UDESC. 2009: participou do 18.º Encontro Nacional da ANPAP, com o tema Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador/BA. Membro fundador do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira em Cibercultura. Atua em Mídia Interativa, Web Art, Artes do Vídeo. Atualmente é professora, associada, da UDESC. Tem experiência na área de artes, atuando principalmente nos seguintes temas: telepresença, teleperformance, imersão, arte e tecnologia. 2010: exposição Pneumatóforos, com Cristina de Oliveira e Edgar Colares, Fundação Cultural BADESC, Florianópolis. Artista representada no Acervo do MASC. Yara precisa de água, luz, bichos, sem isso fica doente. Vive em uma casa envidraçada à beira-mar com sua família, cachorros, gatos e os passarinhos e as cobras que a vêm visitar. Suas aquarelas, têmperas e xilogravuras são carregadas de sensorialidade, com imagens da luz espalhando-se pelas folhagens ou desfazendo-se na água em miríades de forma e cor que chegam à abstração. Os textos caleidoscópicos que escreve acompanham os efeitos visuais e remetem, como neste livro, às cenas de Saint-Exupéry, cantigas de infância e lembranças do que foi intensamente vivido. O animal, principalmente o cachorro, é constante no trabalho de Yara, com sinais da sua presença espalhados no entorno – manchas que definem territórios e, por vezes, marcas criando tessituras que prendem o animal ali. Os vazados, que se fazem entrever em jogos de penetrações, levam a contrastes de superfície e matizes, enquanto as caixas, esconderijos de animais e anjos, protegem seus habitantes camuflando-se em cor. Roberto Cenni – Catálogo Das Caixas – Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 1998. BORTOLIN, Nancy Therezinha. Indicador Catarinense de Artes Plásticas. 2.ed.rev ampl. . Itajaí: Ed. UNIVALI; Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001.